Portel
Terra de encantos e tradições
onde a serra finda e a planície recomeça



Portel, situa-se no coração do Alentejo, no Distrito de Évora, ocupando uma área de 601,14 km2, é constituído por oito freguesias: Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Portel, Santana, S. Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz, contando actualmente com cerca de 7125 habitantes (Censos de 2001).

Território marcado por uma paisagem dominada pela serra, Portel assume-se hoje como a “Capital do Montado” e a porta de acesso a Alqueva.

O concelho evidência duas situações morfologicamente distintas, uma de relevo fortemente ondulado designada Serra de Portel – e outra de feição aplanada, Planície.

O concelho encontra-se situado na “Zona ecológica fitoclimática iberomediterrânea x submediterrânea”, sendo a sua superfície dividida em:

41.159 hectares de Superfície agrícola utilizada
9.553 hectares de Matas e florestas
112 hectares de Superfície agrícola não utilizada
728 hectares de outras superfícies

Os elementos arbóreo - arbustivos, mais evidentes são o sobreiro e azinheira em maior predominância, o carvalho cerquinho, os pinheiros bravo e manso e o eucalipto, e  também choupos, salgueiros, freixos e amieiros.

O mato existente é constituído por urzes, giestas, piornos, sargaço, esteva, rosmaninho, tomilho, medronheiro, aroeira, silva, roseira brava, murta, espinheiro, lentisca e zambujeiro.

Como chegar à Vila de Portel:

Situado em pleno Alentejo Central, o Concelho de Portel faz parte do Distrito de Évora, encontra-se numa situação de centralidade e boa acessibilidade, equidistante das cidades de Évora e Beja (respectivamente, a 42 e 38 kms), com as quais está ligado através do Itinerário Principal, IP2 e para Lisboa ou Badajoz (Espanha) através da A6.